A Reforma Agrária é uma luta recente? Sabemos que não. Adentra no campo social e nos direitos fundamentais, pois a função social figura como um importante princípio constitucional. A forma de apropriação de terras consideradas “improdutivas”, é feita de forma arcaica.
A forma de desapropriação de terras deve respeitar a legislação vigente e as normas do INCRA, órgão competente para tal função, ainda que a legislação vigente seja omissa ao tratar das apropriações indevidas das terras rurais.
Sobre os casos de desapropriação de terra para fins sociais, o Superior Tribunal de Justiça entende que a indenização a ser paga ao proprietário terá valor contemporâneo a data de avaliação, não sendo relevante a data em que ocorreu a imissão na posse ou a estimativa do valor do bem por parte da administração.
O raciocínio é justificado para evitar prejuízos com o trâmite burocrático da desapropriação, garantindo o valor de mercado justo nos casos de indenização.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

BATE PAPO  TRÂNSITO AO VIVO  POLÍTICA  ESPORTES  FAMOSOS  ECONOMIA  PRÊMIOS  BATE PAPO  TRÂNSITO AO VIVO  POLÍTICA  ESPORTES  FAMOSOS  ECONOMIA  PRÊMIOS  BATE PAPO  TRÂNSITO AO VIVO  POLÍTICA  ESPORTES  FAMOSOS  ECONOMIA  PRÊMIOS