UnB faz parte de estudo coordenado na Espanha. Projeto quer identificar variedade de sintomas entre infectados; saiba como participar
Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) estão fazendo uma campanha para reunir pessoas recuperadas ou com sintomas da Covid-19 e contribuir com um estudo internacional de combate à pandemia. A instituição precisa de voluntários para doar sangue, que será analisado em um estudo que pretende identificar genes que podem influenciar no agravamento da doença (saiba como participar abaixo).
O estudo foi iniciado na Espanha, em abril, por grupo de pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela. Para ampliar a miscigenação, a pesquisa foi ampliada para a América Latina, com a estimativa de alcançar 20 mil amostras ao total.
No Brasil, a campanha de coleta já foi realizada no Rio Grande do Norte. Agora, além do DF, pesquisadores do Pará também vão reunir voluntários. A expectativa é analisar amostras de, pelo menos, 2 mil brasileiros.
Em Brasília, o projeto é coordenado pela pesquisadora Silviene Oliveira, do Departamento de Genética e Morfologia da Unb. Ela explica que por concentrar pessoas de diversas regiões, as coletas na capital podem contribuir no avanço do estudo.
“O DF representa o Brasil em termos de miscigenação e é um ponto chave nessa amostragem”, diz a pesquisadora.
Descifrando o agravamento
A pesquisadora Silviene Oliveira explica que o projeto pode indicar “um parâmetro a mais” sobre os riscos de agravamento da Covid-19, para além das comorbidades já conhecidas. “Isso pode ser utilizado para não ter que selecionar [casos de risco] apenas pela idade ou comorbidade. Vamos saber quando a pessoa mais jovem, por exemplo, tem uma predisposição muito grave, enquanto que em outro paciente mais velho pode ser mais brando”, diz ela.
Silviene afirma que o estudo pode ainda ampliar o conhecimento dos pesquisadores sobre a variabilidade de sintomas e responder questões acerca da diversidade de resposta do organismo ao vírus a partir de “marcadores genéticos”.
“Por que uma pessoa tem febre e a outra não tem? Tem gente que não sente cheiro e outra sente? Por que pessoas morrem e outras nem tem sintoma? Com esses marcadores, podemos ter uma triagem e saber quem, provavelmente ,vai precisar de UTI ou respirador”, explica.
Os participantes também vão contribuir para estudos de medicamentos. Para isso, eles devem informar quais remédios tomaram durante o tratamento. Os pesquisadores vão utilizar questionários e prontuários médicos.
Quem pode ser considerado recuperado?
Teste de coronavírus é feito no DF — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) considera como recuperados do coronavírus aqueles casos “com mais de 14 dias de início dos sintomas e que não evoluiu ao óbito”. A pasta contabilizava até a noite desta sexta-feira (31) 88.797 pessoas nesta situação – número que representa 83,5% dos 106.292 infectados na capital.
Contudo, a pesquisadora Silviene destaca que há casos de pessoas que permanecem por mais de 14 dias com sintomas. Ela afirma que o teste para diagnóstico da Covid-19 do tipo RT-PCR, que coleta uma amostra de secreção nasal, é “o mais recomendado para certificar se a pessoa está ou não infectada”.
Silviene afirma que os interessados em contribuir para a pesquisa não precisam necessariamente estar recuperados, mas devem informar essa condição no momento do cadastro. É recomendado que apenas uma pessoa do mesmo grupo familiar participe – salvo casais, que não são parentes .
Como será feita a coleta dos voluntários?
Quem quiser participar do estudo deve entrar em contato pelo telefone (61) 9 9156-3973. Após cadastro, a coleta de sangue no DF será realizada com apoio dos laboratórios Sabin.
Os pesquisadores pretendem concluir a coleta em três semanas. O primeiros resultados do estudo devem ser divulgados entre outubro e dezembro.
Parte das amostras de infectados com vírus ainda ativo será coletada entre pacientes do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Fonte: G1
Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
Melhorias no abastecimento interrompe fornecimento de água em Águas Claras nesta quinta-feira (19/1); saiba onde
Em base de manutenções realizadas pela...
Norma foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (22). Objetivo é impedir que edifícios 'causem deterioração urbana'.
O governador em exercício,...
Ibaneis amplia funcionamento de academias para 23h no DF
Por Pablo Giovanni | Foto: Internet/Divulgação
24/05/2021 22:44, atualizado às 22:50 de 24/05/2021
O...
Novo decreto libera restrições de horário em comércios
O Governo do Distrito Federal (GDF) liberou o comércio para retomar suas atividades sem restrição...
Vigilância Sanitária flagra exames irregulares de Covid-19 em Águas Claras
A Vigilância Sanitária do Distrito Federal flagrou, nesta quinta-feira (13), uma...
Secretaria de Saúde vai iniciar, nesta quarta-feira (22/7), um estudo inédito com o vermífugo nitazoxanida no tratamento do novo coronavírus.
O estudo é uma...
Iniciada na sexta-feira (17), quando foram registradas 300 abordagens, ação prossegue firme.
Havia poucas motos, mas tinha muita gente, sim, andando...
O intervencionismo legislativo gera consequências desastrosas
Além do imenso custo em vidas, a pandemia pode deixar sequelas adicionais não facilmente notadas. Mais...
Texto também prevê extensão do auxílio emergencial a trabalhador atingido por contrato intermitente.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou um decreto...
Juiz mandou GDF apresentar estudos científicos que justifiquem flexibilização do isolamento. Governo disse que vai recorrer.
O juiz Daniel Eduardo Branco...
Os templos religiosos deverão seguir diversas recomendações do governo para evitar a propagação do coronavírus
pós o Governo do Distrito Federal (GDF)...
Brasília Ambiental prepara parques para reabertura
Os 17 parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental, indicados para serem reabertos nesta quarta-feira...
Foto: Administração Regional de Águas Claras/RAXX
Projeto SOS Destrava DF foi anunciado na última sexta-feira (15) pelo governador Ibaneis. Trata-se de...
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
A Companhia de Desenvolvimento do DF (Codeplan) divulgou nessa quarta-feira (11) sua pesquisa demográfica. Águas Claras passou...
Fonte (Foto): Assessoria de Comunicação/RAXX
Foi anunciado pela Administração que a Praça Gavião, localizada em frente à Estação do Metrô Concessionárias,...
Amanhã, sexta feira (30/11), as tradicionais Caravanas Iluminadas de Natal da Coca-Cola vão passar por Águas Claras. Confira.
As caravanas iluminadas...
Na última segunda-feria (26), a operação tapa-buracos teve seguimento na região do Setor Habitacional Arniqueira. Entretanto, nas últimas semanas, diversas ações...
Conforme foi divulgado anteriormente pelo DFAguasClaras, levantamos os nomes dados pela população para assumir a administração de Águas Claras. Entretanto,...
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE - SES
SECRETARIA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE
NOTA INFORMATIVA SOBRE GRIPE
Em virtude dos recentes...
Operação Hookah identificou sete lojas que vendiam produtos supostamente irregulares. Fiscais da Receita Federal e da Fazenda local encontraram produtos...
Nenhum comentário ainda.