Estima-se que pelo menos 30% das empresas brasileiras manterão seus colaboradores em Home Office mesmo após a pandemia. Porém, essa modalidade de trabalho cada vez mais em alta, exige cuidados.

 

Para começar o mês de agosto, recebo mais uma convidada especial: A Dra Elisangela Nobre. Ela é fisioterapeuta, diretora da clínica Nobre Centro Médico, ela também é pós graduada em acupuntura e instrutora de pilates e tem acompanhado pacientes que evoluíram para, entre outros problemas, as dores na coluna por causa de horas em frente ao computador.

 

Nádia: Trabalhar em casa também tem afetado de alguma forma a saúde dos brasileiros?

Elisangela: Várias empresas tem adotado o Home Office durante a pandemia, então, muitas pessoas tiveram que improvisar um cantinho de casa para trabalhar, adaptando a mesa da cozinha, o sofá, a cama, ou o escritório. Porém, ninguém esperava que a pandemia iria se estender por vários meses. Com isso, os consultórios de fisioterapia  estão ficando cada vez mais cheios com famosa frase: “Estou com dor nas costas”. 

 

Nádia: Com essa alta demanda de um trabalho que aparentemente é mais confortável e seguro para muitos profissionais, o que fazer para que isso não se torne um pesadelo?

Elisangela: Posturas inadequadas podem causar dores e até lesões,  além de diminuir a concentração no trabalho. Devemos manter as costas retas, antebraços apoiados sobre a mesa, coxas em 90 graus em relação ao tronco, joelhos e pés também em 90 graus. E a altura do monitor do computador? Ele deve permanecer na altura da linha visual e os pés apoiados no chão. Ficar muito tempo na mesma posição não é bom para a coluna e ainda pode prejudicar a circulação do corpo. 

 

Nádia: Portanto, sabemos que manter tudo isso não é nada fácil. Então, o que fazer para que o corpo se adapte?

Elisangela: Uma das melhores maneiras de preservar a coluna no home office é ter uma boa estrutura muscular, fortalecendo os músculos que estabilizam a coluna vertebral, realizando exercícios físicos regularmente para fortalecer toda a estrutura corporal. Ficar muito tempo sentado na mesma posição acaba gerando pressão nos discos vertebrais e tensões na coluna. O indicado é que a cada pelo menos uma hora de trabalho, a pessoa faça uma pequena caminhada dentro de casa, realize exercícios de alongamento das pernas, braços e todo o tronco. 

 

Nádia: Além das dores nas costas, pessoas tem relatado que sua respiração também tem sido afetada. O que você pode nos falar sobre isso?

Elisangela: No dia a dia várias pessoas estão acostumadas com a ideia de que o dia precisa render. Isso provoca naturalmente uma respiração mais rápida e com isso mais curta. A respiração lenta associada aos exercícios de alongamento envia uma mensagem para o cérebro que aquele momento é um momento de tranquilidade e com isso temos uma resposta positiva ajudando no controle da ansiedade e no relaxamento muscular.

 

Elisangela ainda conclui que: –” Para quem já está sentindo dores na coluna ou tensão nos músculos, o indicado é colocar bolsa de água quente no local, por até 20 minutos. O calor auxilia na melhora da circulação local e no relaxamento dos músculos, aliviando a dor. Se as dores persistirem procure um profissional qualificado.”

 

Com as mudanças de rotina nosso corpo sofre um pouco, por isso, se adaptar é preciso!

E você, está em Home Office? Ou na correria do trabalho? Deixe suas dúvidas nos comentários ou fale diretamente coma Dra Elisangela Nobre! A Nobre Centro Médico fica em São Sebastião, na quadra 101 conjunto 1, lotes 11-12.

Instagram: @nobrecentromedico

@elisangela_nobre

 

Eu sou Enf. Prof. Nádia Teixeira e toda quinta feira a partir das 08h temos um encontro marcado aqui, na Coluna Café com Saúde!

Instagram: @prof.nadia_cst

 

COMECE SEU DIA COM MAIS SAÚDE E INFORMAÇÃO!

 

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

BATE PAPO  TRÂNSITO AO VIVO  POLÍTICA  ESPORTES  FAMOSOS  ECONOMIA  PRÊMIOS  BATE PAPO  TRÂNSITO AO VIVO  POLÍTICA  ESPORTES  FAMOSOS  ECONOMIA  PRÊMIOS  BATE PAPO  TRÂNSITO AO VIVO  POLÍTICA  ESPORTES  FAMOSOS  ECONOMIA  PRÊMIOS