Avenida Hélio Prates, que corta Taguatinga e Ceilândia, passará por revitalização. Local receberá ciclovia, faixa exclusiva para ônibus e BRT

Ciclovias, arborização e acessibilidade. Essa será a nova cara da Avenida Hélio Prates, de 7,2km, que passa por Ceilândia e por Taguatinga. As obras vão começar em 120 dias e deverão modernizar a região e melhorar a mobilidade urbana. No local, será implementado o BRT do Corredor Oeste — que ligará a Asa Sul e a Zona Central de Brasília a Águas Claras, Guará, Taguatinga e Ceilândia. A obra será dividida em três etapas, e o valor estimado para a primeira é de R$ 15 milhões — a licitação foi finalizada em janeiro, no entanto, a Secretaria de Obras ainda não divulgou o resultado. A etapa inicial será subdividida em três fases: reforma das calçadas, revitalização dos estacionamentos e criação da faixa exclusiva para ônibus.

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (ACIT), Justo Moraes avalia que “a revitalização vai ser ruim a curto prazo e boa a longo prazo”. “O comerciante precisa se prevenir nesse momento, pois ainda não sabemos quanto tempo cada trecho da obra vai durar. Conversamos com o governo e pedimos para fazer a obra por fases, a fim não ocorrer muitos transtornos para a população”, ressalta. Clemilton Saraiva, presidente da Associação Comercial de Ceilândia (ACIC), afirma que qualquer melhoria é positiva para a região. “Ceilândia também está buscando outras requalificações, principalmente, na parte central, em função do crescimento da cidade”, diz.

Brian Lopes, de 26 anos, tem uma confeitaria em Taguatinga e acredita que a revitalização trará benefícios. “Meu único medo é perder muitos clientes durante a reforma, mas sei que essa melhoria vai ser muito boa para todo mundo. Para o pedestre e para o ciclista, principalmente. Agora, está bagunçado e desorganizado. A entrega de tortas, durante o horário de pico, demora muito por causa do engarrafamento, mas com a BRT a circulação vai ficar mais livre. Essa questão de arrumar uma parte de cada vez vai ser muito boa, prejudica menos o comerciante local”, defende o empresário.

Na avaliação de Pastor Taco, doutor em Engenharia de Transportes e professor de pós-graduação em Transportes na Universidade de Brasília (UnB), a medida é importante para mobilidade urbana. “A instalação do BRT vai dar uma dinâmica diferenciada para a região. Além de priorizar o transporte público, permitindo maior fluidez. É um sistema que foi implantado em outros lugares e já se esperava que fizessem isso na Hélio Prates”, argumenta.

A Secretaria de Obras informou que estuda os desvios de trânsito necessários para início das obras.

*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Marinho

Fonte: CB

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.