Com estoques baixos, Hemocentro de Brasília convoca doadores
Com a pandemia, hemocentros de várias regiões do país sentiram na pele a falta de vários grupos sanguíneos, alcançando números críticos de sangue nos estoques.
Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) antes da pandemia, registrava que a cada mil brasileiros, apenas 16 doam sangue. Com a chegada e agravamento da pandemia, o número reduziu ainda mais, registrando 30% de queda.
Apesar do medo de várias pessoas em doar sangue, o próprio Ministério da Saúde afirma: não há risco e, portanto, é seguro e importante a atividade de doar sangue na pandemia. No Hemocentro de Brasília, por exemplo, não há nenhum risco de contaminação e todos os profissionais são devidamente paramentados, tendo inclusive, recebido pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19.
Estoques críticos e baixos
Com o agravamento da pandemia na capital, o Hemocentro de Brasília constatou um aumento na demanda nas últimas semanas, após pacientes graves da Covid-19 internados em leitos de UTIs da rede pública necessitarem de vários tipos de sangue.
Cirurgias de grande porte com alta necessidade do uso do sangue, como as cardíacas e as oncológicas, não foram suspensas na fundação, necessitando de mais estoques de sangue.
Doadores O+, O-, B+ e B-
Atenção, doadores! O hemocentro convida a população a reforçar a coleta de sangue. O tipo de sangue O negativo está em nível baixo e, de acordo com fundação, “esse tipo sanguíneo pode ser usado para suprir uma demanda de outros grupos negativos”.
Além do O negativo, o hemocentro constatou estoque baixo nos tipos sanguíneos O positivo, B positivo e, em nível crítico, o B negativo.
Agendamento
A pandemia de coronavírus alterou o atendimento no Hemocentro. Para evitar aglomerações, doadores devem agendar atendimento por meio do site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2.
Para doar sangue
Precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável.
Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
Coronavírus
Especificamente sobre as vacinas contra Covid-19, o Ministério da Saúde atualizou os critérios de impedimento e estabeleceu que pessoas imunizadas com a Coronavac devem aguardar dois dias para se candidatar à doação de sangue, enquanto as imunizadas com a Oxford/AstraZeneca devem aguardar sete dias para doar sangue.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772
Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
Nenhum comentário ainda.