Comércio em Águas Claras sofre prejuízo com golpe do pix
Um golpista enganou funcionários de estabelecimento comercial em Águas Claras, em golpe envolvendo falsos comprovantes de pagamento via Pix. O caso foi descoberto na semana passada e, desde então, acendeu um alerta para comerciantes da região sobre a necessidade de redobrar a atenção ao receber pagamentos digitais.
Como o golpe aconteceu
De acordo com o proprietário do estabelecimento, o golpista começou a fazer pedidos no dia 12 de janeiro. Ele sempre escolhia as tortas mais caras e não demonstrava preocupação com o valor.
“A gente começou a receber pedidos dessa pessoa, e ela só fazia pedido das tortas mais caras, não perguntava direito o valor nem nada, só falava: manda o Pix. E a gente tem muitos pedidos aqui que a gente faz dessa forma, a pessoa pede no WhatsApp ou ela retira ou a gente manda e entrega pra ela e a gente falou, normal o procedimento”, explicou o empresário Caio Palma.
As compras se repetiram ao longo das semanas, totalizando sete transações. No entanto, algo começou a chamar atenção.
“Uma hora eu comecei a desconfiar. Não pergunta nada, a pessoa manda lá pro Gama, às vezes manda pra Sobradinho, estranho, a gente tem outras unidades mais próximas em Brasília”, relatou.
Em determinado momento, o golpista alegou que havia feito um Pix e pediu o reembolso parcial. Para manter um bom relacionamento com o cliente, o empresário acabou devolvendo R$180,00. No entanto, ao conferir com mais atenção um dos comprovantes recebidos, percebeu algo inusitado.
“Na hora que eu fui conferir, eu abri o comprovante e estava lá: Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil. A gente viu que as sete transferências nenhuma delas tinha caído de fato na conta”, contou.
Ao todo, o prejuízo ultrapassou R$2.500,00.
Prevenção e alerta
Casos como esse têm sido cada vez mais frequentes. Por isso, especialistas recomendam que os comerciantes sempre confiram se a transação realmente está aprovada antes de concluir a venda. A melhor forma de evitar esse tipo de fraude é verificar diretamente no aplicativo do banco ou no extrato bancário se o dinheiro foi depositado.
“O comprovante deveria servir para comprovar a transação. Mas, na correria do dia a dia, a gente acaba confiando nele sem verificar a conta. O problema é que esses comprovantes falsificados são praticamente idênticos aos verdadeiros”, alertou o empresário.
Além disso, algumas medidas podem ajudar a minimizar os riscos, tais como:
- Utilizar sistemas de pagamento que confirmam automaticamente a transação;
- Treinar a equipe para identificar possíveis fraudes;
- Exigir que o cliente faça o pagamento pelo QR Code gerado pelo próprio estabelecimento;
- Manter registros detalhados das vendas para auxiliar na identificação de possíveis golpistas.
Investigação
Após perceber o golpe, o empresário tentou contato com o cliente para recuperar o dinheiro, mas foi bloqueado. Diante disso, registrou um boletim de ocorrência e acionou a polícia.
“Eu fiz o B.O., fui atrás pra ver se conseguia reaver o dinheiro e tentei falar com ele numa boa. Mas ele bloqueou a gente no WhatsApp e sumiu”, afirmou.
As autoridades reforçam a importância de que vítimas de golpes semelhantes denunciem imediatamente, pois isso pode ajudar na identificação e responsabilização dos criminosos.
Para o empresário, é essencial que órgãos competentes se mobilizem para combater esse tipo de crime.
“Os golpistas são criativos, eles inventam, daqui a pouco não seja o pix, eles dão um jeito de burlar. Tomara que os órgãos que são responsáveis por isso cada vez mais consigam encontrar essas pessoas e puni-las”, concluiu.
Esse episódio serve de alerta para todos os comerciantes que utilizam pagamentos digitais. Ficar atento aos detalhes das transações pode evitar prejuízos financeiros e impedir que novos golpes aconteçam.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link https://www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp/
Além disso, participe do canal no Telegram de notícias e bastidores – https://t.me/dfaguasclaras
Grupo DFÁguasClaras no Telegram. Envie e-mail solicitando o acesso: escritoriodfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
Nos siga nas nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: https://www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Youtube: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
Nenhum comentário ainda.