Como está a sua saúde mental?

Muitas vezes, parece uma pergunta difícil de responder, pois nossa tendência é associar somente ao nosso estado de humor do momento. Na verdade, sabemos mais sobre isso quando as coisas parecem não irem bem e perdemos nossa estabilidade emocional, não é? Sou Vitor Barros, psicólogo, e estarei com vocês falando sobre saúde mental, bem viver e sobre a vida.

Vamos falar sobre a saúde mental

Falar sobre nossa saúde mental é de extrema importância porque temos tido, cada vez mais, as consequências danosas quando perdemos nossa saúde mental: diagnósticos por transtornos mentais e comportamentais (depressão, síndrome do pânico, estresse, Burnout, transtorno de ansiedade generalizada, dentre outros), exemplos de irritação intensa, brigas, desentendimentos e perdas.

Acontece que nossa saúde mental está intimamente ligada ao nosso estilo de vida e sobre o que nos trouxe até aqui. Te convido então para algumas reflexões: você consegue lembrar de como foi a sua trajetória até os dias de hoje? Os perrengues? Os desafios? Os aprendizados?

Suas escolhas impactam em seu estilo de vida

Com o passar dos anos, fomos acumulando experiências que foram nos tornando não somente mais “velhos”, mas principalmente mais sábios. A sabedoria nos permite fazer escolhas mais conscientes e mais certeiras. Por exemplo: você está em casa, janelas todas abertas e curtindo um momento seu. Você escuta um trovão, olha o céu e vê nuvens densas se formando e um vento mais forte. Qual escolha você adota? Se você escolhe manter as janelas abertas com todos estes sinais, foi uma escolha sua e as consequências você deve assumir também. Em nossa vida, também recebemos muitos sinais. A questão é que nem sempre sabemos juntar os fatos para concluir que vem tempestade. Mas, calma, eu trago uma notícia boa: nossos perrengues e aprendizados fazem com que a gente consiga ver um pouquinho melhor cada um desses sinais.

O perigo de não se atentar aos sinais

Quando ignoramos sinais sobre os perigos, ignoramos nossa sabedoria, nossa trajetória e, com isso, acumulamos erros, insatisfações, frustrações e irritações. O resultado é um desequilíbrio que repercute nos maus hábitos e parecem não ajudar a termos lucidez para voltar a “raciocinar”. Se você dorme mal, você pensa mal. Se você se alimenta mal, você pensa mal.

Portanto, você começa a entrar num modo de funcionamento menos racional e mais instintivo. Ou seja, suas escolhas são por sobrevivência. E, quando entramos neste modo de sobrevivência, qual a primeira coisa que você abre mão? Deixamos de almoçar com tempo suficiente para ter uma boa digestão. Eliminamos algumas horas de sono para compensar o que devemos para o trabalho. Cortamos os exercícios físicos, pois há outras urgências. Mulheres deixam até de lavar os cabelos longos com a frequência que gostariam, pois toma muito tempo. Ou seja, nosso autocuidado e nossa sabedoria ficam de lado.

Um convite para você

Então, estou aqui pra convocar de volta você para sua sabedoria e autocuidado. É preciso parar por um momento e tirar um tempinho para enxergar sua trajetória: o que estas histórias me trouxeram de aprendizados e como eles me definem? Sim, lembrar de alguns destes eventos da vida podem causar mal-estar, mas é importante para reforçar sobre cada centímetro da sua caminhada.

No fim, o que proponho com esse tempo pra se ver quem você é e ver cada aprendizado que ganhou na trajetória é que a gente busque a saúde mental de uma forma diferente: é pela autenticidade! É por ela que conseguimos ter a segurança de nossa identidade, de onde viemos e para onde podemos ir. Quanto mais acessamos ela em nossas vidas, mais nos fortalecemos para os próximos desafios. E aí, quer entrar nessa jornada com você mesmo(a)?

Texto escrito pelo Psicólogo Vitor Barros Rego

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

1 Comment

  • Excelente reflexão!

    Fagner 04.08.2023

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.