Covid-19: GDF depende de envio de doses para começar reforço de terceira dose

 

O Distrito Federal vai aplicar a dose de reforço contra a covid-19 nos maiores de 70 anos e nos imunossuprimidos – pessoas que passaram por um transplante ou pacientes que têm HIV, por exemplo -, mas depende do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde para definir detalhes da vacinação, como a data e a forma que a terceira dose será aplicada. A novidade foi anunciada em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti na tarde desta quinta-feira (26).

A coletiva também teve a participação da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que falou sobre os casos de contaminação na rede pública de ensino após a retomada das aulas presenciais | Foto: Renato Araújo/ Agência Brasília

Durante a conversa com os jornalistas, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, ressaltou que, antes de o governo federal enviar doses “carimbadas” para o reforço, não adianta ir aos postos de vacinação. “Essas coletivas servem para isso. Quando chegar vamos anunciar como será a vacinação”, disse.

“O Ministério da Saúde nos informou que a dose de reforço para maiores de 70 anos e imunossuprimidos deve ser aplicada após seis meses da segunda dose”

Artur Felipe Souza de Brito, secretário-adjunto de Gestão em Saúde

Segundo o secretário, o DF recebeu mais 25.150 doses de vacinas contra a covid-19, apenas 5.850 delas da Pfizer, que pode ser aplicada em menores de 18 anos, de acordo com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, não será possível reduzir a idade do público-alvo da imunização.

Atualmente, o GDF está vacinando pessoas com 17 anos ou mais. Os adolescentes precisam procurar postos exclusivos (veja a lista de locais no site da Secretaria de Saúde), enquanto os adultos que forem receber a primeira ou a segunda dose devem se dirigir a outros locais, também especificados no site da secretaria.

A dose de reforço também será feita com a vacina da Pfizer, independentemente da marca das duas primeiras doses, seja CoronaVac ou AstraZeneca. “Em nota técnica, o Ministério da Saúde nos informou que a dose de reforço para os maiores de 70 anos e os imunossuprimidos deve ser aplicada após seis meses da segunda dose”, diz Artur Felipe Souza de Brito, secretário-adjunto de Gestão em Saúde.

“Então essa pauta começa a chegar a partir de 15 de setembro e só vamos começar a vacinação desse público que tenha completado a imunização em 15 de março para dar esse tempo”, ele explica.

42 casos de covid-19 foram confirmados na comunidade escolar após a retomada das aulas presenciais

Na coletiva, os gestores disseram que o DF vai antecipar a segunda dose da Pfizer e da AstraZeneca para oito semanas, mas que isso depende do envio de mais vacinas pelo Ministério da Saúde. “O ministro falou que a antecipação seria em setembro, mas também não especificou data”, ressaltou Artur Felipe Souza.

Gustavo Rocha lembrou que começou hoje a antecipação da segunda dose da vacina da Pfizer para quem deveria tomá-la até o dia 3 de setembro e a Secretaria de Saúde também antecipou em uma semana a aplicação da segunda dose da AstraZeneca para quem tinha marcada a data até 31 de agosto para recebê-la. “Sempre que tivermos doses disponíveis vamos fazer isso”, afirmou.

Covid-19 na educação

Também participou da coletiva a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Ela falou sobre os casos de contaminação na rede pública de ensino com a retomada das aulas presenciais no último dia 3. Desde então, há 42 casos confirmados de covid-19 na comunidade escolar, três deles registrados nas últimas 24 horas. “Sou otimista e considero os casos baixos”, disse.

A secretária também falou dos protocolos sanitários que estão sendo seguidos pelas escolas. Segundo ela, a temperatura dos alunos é medida na porta da escola e crianças com febre nem entram na unidade de ensino. São encaminhadas direto para uma unidade básica de saúde.

Na educação infantil, onde é mais difícil impedir que os estudantes se abracem ou brinquem perto uns dos outros, as aulas, da turma ou da escola inteira, são suspensas a cada caso suspeito. “A rede está preparada.”

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

BATE PAPO  TRÂNSITO AO VIVO  POLÍTICA  ESPORTES  FAMOSOS  ECONOMIA  PRÊMIOS  BATE PAPO  TRÂNSITO AO VIVO  POLÍTICA  ESPORTES  FAMOSOS  ECONOMIA  PRÊMIOS  BATE PAPO  TRÂNSITO AO VIVO  POLÍTICA  ESPORTES  FAMOSOS  ECONOMIA  PRÊMIOS