Crianças podem perder vagas em creche de Águas Claras
Crianças podem perder vagas em creche de Águas Claras

Crianças podem perder vagas em creche de Águas Claras. Mães de crianças matriculadas no Centro de Educação de Primeira Infância – CEPI Jequitibá, mais conhecido como creche Jequitibá, tiveram a surpresa de uma reunião no dia 06/10. A reunião visava tratar sobre o remanejamento das matrículas de 28 alunos no maternal 2 da unidade. A pedido da Regional de Ensino de Taguatinga, aconteceria a transferência dessas crianças ao Centro Educacional Infantil Águas Claras – CEIAC, no Areal, para cursarem o 1º Período no ano de 2024. A apresentação da justificativa foi sobre uma quantidade elevada de alunos na série.

Assim, confira o comunicado que a creche deixou na agenda dos alunos, sobre a reunião

Desse modo, durante a reunião, além da indignação referente a uma possível transferência dos filhos, as mães ainda receberam a notícia que essas vagas remanejadas seriam sorteadas. Vale ressaltar também que a creche Jequitibá, fornece ensino em tempo integral, já a unidade da Areal, não oferece a modalidade integral.

Diante disso, confira o relato de Jannine Fachini, mãe de uma criança de 3 anos, que possui matrícula na creche

“As crianças precisam dessa creche, a outra unidade que estão oferecendo, como não possui ensino integral, além de ficar um pouco mais distante, compromete a rotina dos pais e principalmente das crianças”

No ano de 2023, a creche Jequitibá ampliou o número de vagas no maternal II, passando de 30 para 58. Muitas mães aguardaram por estas vagas e agora podem perdê-las.

Dessa forma, pais de alunos enviaram um documento a Rodrigo Delmasso, Secretário da Família e da Juventude, contando um pouco mais da situação que estão passando, e solicitam apoio

“todas as crianças se inscreveram através do telefone 156, junto a Regional de Ensino de Taguatinga, e aguardaram na fila por tempo considerável até que fossem contempladas com a vaga na referida creche. Na ocasião da matrícula foi informado aos pais e responsáveis a garantia da vaga nos anos subsequentes, até o 2° período (5 anos), que é ofertado na Instituição. No então, no ano de 2023 a creche Jequitibá ampliou o número de vagas e depois surpreendeu os pais informando sobre uma insuficiência de vagas e necessidade de remanejamento”

Placa em frente a creche

Assim, os pais colocaram uma placa em frente a creche no feriado de dia das crianças, protestando contra o remanejamento das vagas.

Juliana Franco, mãe de outra criança que possui matrícula na creche, aponta a falta de creches na região como um problema que pouco comentam

“A Administração Pública precisa ter um olhar diferenciado para a cidade de Águas Claras, considerando a escassez de Instituições de ensino na região. Para algumas mães, o remanejamento pode ser inviável, e creches particulares tem um preço abusivo, e outro problema é com quem eu vou deixar a criança? Preciso trabalhar. E infelizmente sabemos que deixar os filhos com vizinhos e até familiares é deixá-los vulneráveis a abusos e violência”

Com a mobilização dos pais, o Ministério Público teve conhecimento da situação, e solicitou uma reunião com a Regional de Ensino de Taguatinga. Com isso, a reunião aconteceu no dia 11/10. Assim, os pais questionaram a legalidade do sorteio para remanejamento, que não ocorrerá mais. Entretanto, a angústia toma conta, pois até então não houve a reversão da decisão de remanejamento. Assim não se sabe qual o critério será utilizado para as 28 crianças serem selecionadas.

O que diz a Secretária de Educação?

A equipe do DFÁguasClaras entrou em contato com a Secretaria, que diante disso, emitiu uma nota.

“A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal esclarece que o referido remanejamento das crianças informado pela direção do CEPI Jequitibá não foi autorizado pela SEEDF, uma vez que a Pasta ainda está em fase de planejamento da Estratégia de Matrículas do ano letivo de 2024.A SEEDF informa, ainda, que trabalha para solucionar todas as demandas apresentadas, realizando os ajustes finais necessários para que as crianças sejam atendidas em escolas mais próximas de casa, no próximo período letivo.”

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.