Identificar os próprios sentimentos e saber lidar com as dificuldades do cotidiano faz parte do processo de formação do ser humano e a prática pode começar na infância. A Escola Arara Azul, em Águas Claras, tem se preparado para desenvolver as habilidades emocionais dos alunos e, a partir de 2020, incluirá o Pleno, um programa socioemocional, na grade disciplinar da escola. O projeto atenderá crianças a partir de 3 anos.
O objetivo do programa é promover o bem-estar dos alunos para que eles sejam capazes de desenvolver competências como negociação, flexibilidade e criatividade, reconhecer e lidar com as emoções, limites e frustrações, planejar e atingir objetivos, trabalhar em equipe, estabelecer relações saudáveis e tomar decisões responsáveis.
“Não foi nada. Não precisa chorar.” Muitas vezes, esse é o discurso dos adultos para conter as lágrimas ou o ataque de raiva das crianças. Embora seja pensando no bem dos filhos, esse tipo de atitude anula a possibilidade de ensinar à criança a lidar com as emoções e, consequentemente, aprender sobre si mesmo e ter empatia em casos de bullyng, por exemplo.
A alfabetização emocional, assim como todo processo de educação parte do princípio da transformação. Segundo a diretora pedagógica da Arara Azul, Niara Borges, a criança nasce com um temperamento, mas muitas habilidades podem ser moldadas até os 12 anos de idade, período em que o cérebro ainda é ajustável. “A longo prazo, a criança desenvolve a inteligência emocional, que vai auxiliar e potencializar a capacidade de crianças e jovens para enfrentar os desafios do século XXI”, explica Niara.
De acordo com especialistas em um debate na Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fórum Econômico Mundial no relatório “Future of Jobs Report” de 2016, 65% de todas as crianças do planeta que entram hoje na escola primária terão empregos que ainda não existem. Esse contexto fortalece a importância da formação socioemocional necessária para lidar com empregos ainda inexistentes.
Na opinião da mantenedora da escola Arara Azul, Êunia Maria, As habilidades socioemocionais têm sido cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e no ambiente escolar. Mas, talvez o maior ganho para os pais seja ver o crescimento do seu filho enquanto ser humano”, ressaltou.
As atividades serão conduzidas por professores da própria escola com o treinamento da equipe do Pleno e os pais são envolvidos no processo com dinâmicas em família.
Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br
Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
Na Escola Multi Integral isso já está sendo feito há alguns anos. Realmente o resultado é maravilhoso.