Falta de iluminação e aumento de pessoas em situação de rua no Parque Sul
Um parque inaugurado no meio de 2023, onde o plano inicial não contemplava iluminação, e atualmente, a população não se sente segura de circular no local. O Parque Sul fica entre a Rua Araribá e a Avenida Jacarandá e atualmente, além da falta de iluminação, está tomado por pessoas em situação de rua.
-
“Um fator que chama atenção são as pessoas em situação de rua dormindo e começando a aglomerar no local”
-
“O parque está perigoso e bem sujo com certa frequência”
-
“A falta de iluminação faz com que a população evite circular o local durante a noite”
Essas são algumas das mensagens que a equipe do DFÁguasClaras recebeu sobre a situação atual do parque.
Há previsão para melhorias na iluminação do parque?
Segundo a Administração Regional de Águas Claras, a Neoenergia aprovou o projeto de iluminação para o Parque Sul, agora, ele se encontra com a Terracap para o processo de licitação. Com previsão de realização para outubro de 2024.
E há algum plano de ação para acolher e direcionar essas pessoas em situação de rua para outros locais?
O DFÁguasClaras entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que emitiu a seguinte nota:
“A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) informa que essa região de Águas Claras é área mapeada, monitorada e acompanhada constantemente pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que orientam as pessoas em situação de rua sobre seus direitos e as encaminham para serviços da política de assistência social e de outras áreas, como saúde, trabalho, entre outros. A Sedes não faz remoção compulsória de pessoas em situação de rua. O papel da secretaria é este: viabilizar o acesso dessa população à rede de proteção social.
A pasta conta ainda com dois Centros Pop que funcionam diariamente, a partir das 7h, e servem como ponto de apoio durante o dia para quem vive ou sobrevive nas ruas. Nesse centro é possível acessar espaços para guardar os pertences, fazer higiene pessoal, alimentação (café da manhã, almoço e lanche), além de ter orientações sobre seus direitos e benefícios. Importante destacar, também, que pessoas em situação de rua podem fazer qualquer uma das refeições disponíveis nos 16 restaurantes comunitários do DF.”
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
O Parque deveria ser delimitado com grades e fechado no período da madrugada, tal qual o Parque Ecológico, assim evitando as chances dos pets e de crianças correrem para a rua e possivelmente serem atropelados, além de melhorar e muito a questão da segurança pública no parque e na região
Tá complicado esses vagabundos por aqui. Ficam em frente dos mercados ou em qualquer outro canto enchendo o saco. Semana passada quase bati em um, coloquei para correr do estacionamento do meu prédio.