GDF anuncia metas para reduzir número de pessoas em situação de rua

GDF anuncia metas para reduzir número de pessoas em situação de rua

O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou nesta segunda-feira (27/5) o Plano de Política Distrital para a população em Situação de Rua. O plano, que detalha ações e metas para os próximos anos, prevê a implementação de 13 operações em 2024.

As metas estão divididas em eixos, sendo eles: Assistência Social e Segurança Alimentar; Saúde; Ações Institucionais de Zeladoria Urbana; Cidadania, Educação e Cultura; Habitação; Trabalho e Renda; e Produção e Gestão de Dados. Entre as metas para este ano, o governo local planeja regulamentar e implementar a Lei nº 6.128/2018, que reserva 2% das vagas de trabalho em licitações de serviços e obras públicas para pessoas em situação de rua.

Além disso, o GDF garantirá acesso ao ensino fundamental e médio para crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de rua, além de vagas em creches para bebês e crianças. Outra medida para 2024 é assegurar refeições gratuitas nos Restaurantes Comunitários do DF.

Os eixos de Saúde e Habitação terão metas definidas apenas para os próximos anos.

Ainda nesta segunda-feira, o governador Ibaneis Rocha assinou um decreto que regulamenta a reserva de 2% das vagas de trabalho em serviços e obras públicas para pessoas em situação de rua. O plano, desenvolvido com auxílio de todas as secretarias do GDF, busca servir de exemplo para todo o Brasil.

Nos próximos dias, o GDF assinará um acordo de cooperação técnica com a Defensoria Pública do DF para acompanhar e fiscalizar as ações do governo.

Perfil da População de Rua

De acordo com o documento, o DF conta com 2.938 cidadãos sem lar, concentrados principalmente no Plano Piloto (728 pessoas), Ceilândia (240), Taguatinga (116) e outras regiões administrativas. A maioria é composta por homens (80,7%), enquanto 19,3% são mulheres. Além disso, 96,1% se identificam com o sexo de nascimento e 3,5% são pessoas trans.Por fim, em relação à orientação sexual, 92,7% se identificam como heterossexuais, 1,9% como bissexuais, 1,9% como gays e 0,7% como lésbicas.

Clique aqui e leia o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital Para a População em Situação de Rua.

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.