UM FILME SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS NOSSAS RAÍZES.
“Lion”
Baseado em uma história real e impressionante “Lion” tinha tudo para ser perfeito, mas se perde na segunda parte do filme.
Vamos entender. A estrutura de um filme, sem muitas exceções, costuma ser a seguinte: até a primeira meia hora você conhece quem são os personagens e o que eles estão fazendo ali. Na hora seguinte há o desenrolar da história propriamente dito para na última meia hora acontecer o desfecho final.
“Lion” foi dividido em duas partes iguais: a primeira com o pequeno Saroo de 5 anos e a segunda com Saroo na vida adulta. Mas perde o ritmo na segunda parte tão vertiginosamente que dá vontade quase de desistir. Aí volta a acontecer quase no final, sob o olhar atento do ator londrino Dev Patel que protagoniza o herói na vida adulta.
O roteiro é adaptado do livro “Saroo Brierly” um garoto indiano que ficou perdido da família, foi parar na Austrália e mais de vinte anos depois volta à India em busca de suas raízes.
O diretor Garth Davis (um cara mais de TV do que de cinema) errou a mão nesse miolo. Poderia ter sido mais ágil.
Mas o que salva “Lion” é a própria história incrível desse garoto e de como ele voltou à aldeia em que nasceu com a ajuda do Google Earth.
Mesmo com esse pequeno deslize o longa emociona e mostra cenas reais nos créditos finais, artifício barato da direção mas que a gente adora.
O pequeno Sunny Pawar é um jovem ator indiano e arrasa no jovem Saroo. Já Dev Patel (“Quem quer ser um milionário” e (“O Exótico Hotel Marigold”) está cada vez melhor e confirmando seu papel de galã feio e charmoso no cinema americano.
No elenco Rooney Mara (Carol) como a namoradinha sem sal e Nicole Kidman como a mãe adotiva australiana.
Fiquei intrigada querendo saber porque o filme se chama “Lion”. Mas isso eu não posso contar. Tem que assistir até o final para entender. Mas vale a pena.
Como já previa Charles Dickens, histórias sobre crianças órfãs tem potencial para fazer sucesso.
“Lion” tem seis indicações ao Oscar incluindo a de melhor filme, ator( Dev Patel) e atriz coadjuvantes (Nicole Kidman). O que não quer dizer muita coisa se você leu meu texto “A Treta do Oscar”. Mas tá valendo.
Bons filmes !
Nenhum comentário ainda.