fbpx

Mês da mulher: Rotina x Prevenção.

Home/Colunistas, Notícias da Cidade/Mês da mulher: Rotina x Prevenção.

Você mulher, sabe quais são os principais exames preventivos que deve fazer? Hoje vamos falar sobre como não deixar a rotina te impedir de se cuidar!

 

Estamos a mais de um ano enfrentando essa pandemia de Covid-19. Isso tem impactado a nossa vida de diversas formas e, o índice de desistência de exames eletivos ou de rotina tem subido consideravelmente em todo o país, devido ao medo de muitas pessoas em ir ao sistema de saúde e se contaminar.

Mas a verdade, é que as demais doenças estão aí e precisam de atenção.

Por isso, se tratando de saúde da mulher que é o nosso tema do mês de março, os exames preventivos são fundamentais e não podem ser esquecidos.

Mas, porque fazer esses tais exames? Os exames preventivos têm o objetivo de diagnosticar, como o próprio nome já nos diz, previamente problemas de saúde, sejam eles físicos ou até psicológicos.

Vou listar aqui os principais exames que toda a mulher deve fazer em algum período da vida:

  • Papanicolau ( preventivo): Ele é indicado para detectar infecções ou sinais de câncer do colo do útero, onde é coletada a secreção do colo do útero e da vagina para análise de laboratório. Deve ser realizado anualmente, quando a mulher já inicia a vida sexual. Gestantes também podem fazer.
  • Mamografia: È o principal exame usado para detectar o câncer de mama, indicado para mulheres acima dos 40 anos, mas que, em caso de histórico familiar e suspeita, pode ser feito antes. A partir dos 40 anos, deve ser realizado anualmente.
  • Colposcopia/vulvoscopia: Pode ser usado para complementar o exame de Papanicolau, onde encontrar alterações nas paredes da vagina, vulva e colo do útero.
  • Ultrassom transvaginal: Indicado para rastrear cistos ovarianos, miomas e câncer de ovário.
  • Ultrassom mamário: Indicado para as pacientes mais jovens, pacientes com mamas densas, em casos de sintomas mamários ou como complemento do exame de mamografia.
  • Exames hematológicos, sorologias e dosagem de hormônios: São os exames de sangue: hemograma, colesterol total e frações, glicemia de jejum, creatinina, HIV, sífilis, hepatites B e C, THS, T4livre, FSH, LH. São solicitados a critério médico para investigação diagnóstica, baseado na história clínica e exame físico da paciente.
  • Densitometria óssea: Exame que deve ser realizado após a menopausa para avaliação da perda de massa óssea e risco para osteoporose.

Todos esses exames podem ser feitos tanto pelo SUS, até mesmo em Unidades Básicas de Saúde, quanto na rede privada.

Quem me acompanha sabe que eu levanto a bandeira da prevenção. Isso é bom não só para a nossa saúde, mas isso também ajuda a desafogar a nossa rede hospitalar, principalmente o SUS pois, quanto mais prevenção, menos chances de desenvolver problemas graves de saúde a gente tem e consequentemente, diminui a procura por emergências.

Seja como for, a vida da mulher sempre é muito romantizada. Toda a nossa luta diária se torna algo muitas vezes impositivo e não deve ser assim. Somos seres humanos comuns que precisam de cuidado, que precisam descansar, ter um tempo de qualidade com a família e, principalmente, que precisam olhar pra sua saúde.

Eu não sei como é a sua rotina, minha amiga leitora. A minha por exemplo, como enfermeira e responsável por equipes e projetos, é bem corrida. Mas eu sempre busco ter um tempo com meu marido, meu cachorro, minhas plantas que eu amo cuidar. Isso não tem preço.

Nem sempre é fácil, mas é possível.
E é com essas dicas simples porém valiosas, que deixo aqui a minha homenagem a todas as mulheres, em forma de um alerta: Cuidem-se! Olhem mais pra vocês! Previnam-se! Não damos conta de tudo nessa vida.
Eu sou Prof. Enf. Nádia Teixeira e toda quinta-feita temos um encontro marcado aqui, na coluna Café com Saúde!
Instagram: @prof.nadia_cst
COMECE O SEU DIA COM MAIS SAÚDE E INFORMAÇÃO!

 

 

 

 

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.