Além do(s) aborrecimento(s) previsível(is) de ficar sem carro, a chance é real de “contrair” multas e ser imputado em condutas sob o rigor da lei penal, mesmo sem ter dado azo à tais eventos.

E como, de acordo com a lei, podemos diferenciar o roubo do furto? É caso de roubo quando há a apropriação do veículo, com o emprego de violência física ou psicológica. É caso de furto quando a apropriação do veículo ocorre sem o consentimento e sem o uso de violência.

E o que deve e pode ser feito nessas situações descritas? Primeiramente as providências simples e eficazes a partir de uma simples pergunta: o seu carro está segurado? Em caso afirmativo ligue imediatamente para a sua seguradora e para a polícia no 190. Quando estiver seguro, informe a ambos sobre o furto ou roubo. Após essa comunicação prévia encaminhe-se para a delegacia e registre um boletim de ocorrência (BO). Se houver alguma testemunha por perto, peça a sua ajuda para descrever com o máximo de detalhes como tudo ocorreu. O BO servirá para dar entrada ao pedido de indenização junto à sua seguradora.

Quando contactar a seguradora?
O mais rápido possível. O mais prático é entrar em contato com o seu corretor diretamente. Caso não encontrem o seu veículo, será necessário o envio de outros documentos para a indenização, como: Carteira de motorista; Documentos do carro; Documentos do seguro. Se não houver contato via corretor, ligue para a seguradora e faça o processo pelo telefone ou e-mail, com o envio da documentação.

Como acompanhar as investigações da polícia e a situação do veículo na Polícia Civil? Informe o número da PLACA ou do RENAVAM e você poderá obter informações sobre a situação do veículo nos arquivos da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos no seu Estado.

O veículo foi encontrado. Como agir?
Se o veículo for encontrado pela polícia, entrarão em contato com você para ir buscá-lo. É importante que todos os documentos do veículo estejam em ordem para a sua liberação.

E a prevenção?
Itens de segurança: corta-corrente (dispositivo que impede o veículo de dar a partida — é o famoso “segredo”. Alguns, permitem que o veículo até rode antes de parar definitivamente o que evita o confronto com os ladrões); rastreamento veicular (ajuda a polícia a localizar o seu carro por um sinal de satélite GPS é possível obter a posição exata do automóvel naquele momento); e seguro automotivo (a maneira mais eficaz é deixar o veículo segurado).

13 Comments

  • Bom dia,
    Vendi para um primo meu carro, o meu primo vendeu para outro primo que se acidentou e acabou falecendo mas o carro continua em meu nome.
    O carro ficou destruído, meu primeiro primo que comprou é mecânico e acabou desmontando ou reformando sei lá ele menti muito é todo enrolado, so sei que eu não tenho as placas e o chassi, resumindo sumiu com o carro.
    Oque devo fazer para dar baixar neste carro? Posso abrir um B.O. com furto ou roubo?

    Rodney de Paula Silva 03.04.2018
    • Faça o boletim de ocorrência em primeiro lugar! Perante o Detran você continua como responsável pois a baixa não ocorreu!

      Nataly Rocholl 03.04.2018
  • Bom dia, o cara levou meu carro para conserta é mais $600reaus para compra peças em 12/11/2019, deu um endereço o qual não é mais dono da mecânica, já fiz BO na delegacia é até hoje não conseguir reaver meu carro. Ninguém sabe o paradeiro do mecânico e nem do carro, o que fazer?

    Eunice Pereira Silva 26.01.2020
    • Voce pode ingressar com ação na vara cível…

      Nataly E. Konno Rocholl 11.09.2021
  • Boa noite. Eu tenho um carro q foi financiado no.meu nome so que o carro sumiu 2014 cono estava doente na época eu nao fui resolver. Tentei fazer um bo e nao consegui e agora tenho dívidas de ipva o q devo fazer pra conseguir q pare os ipva no meu nome

    Lilia 04.02.2020
    • Há maneiras judiciais de reaver o seu veículo. Me contacte no 61-998847715.

      Nataly E. Konno Rocholl 09.02.2020
    • E necessário procedimento junto ao detran…

      Nataly E. Konno Rocholl 11.09.2021
    • Uma pessoa da família levou o carro para o conserto , mas não falou onde.
      A pessoa morreu e não tive como saber onde estava o carro, agora está chegando multa do carro a pessoa que arrumou ficou ou vendeu o que fazer se nem rastreador tinha

      Renato Silvestre 23.10.2021
  • deixei minha moto com um primo para realizar ima pintura , e ele ficou enrolando.dando desculpas e como moro em BH e ele em Ipatinga dava desculpas sempre ,dois anos depois a moto sumiu ,e preciso dar baixa nela ,como proceder nesta situação ,nao consigo localizar o veículo e ele também nao da.nenhum retorno.

    Marco Roberto 18.06.2021
    • Marco, você deve fazer um boletim de ocorrência e esse boletim você deve apresentar no Detran. Pode ser necessário ter que entrar com uma ação judicial de obrigação de fazer face o seu primo.

      Nataly E. Konno Rocholl 11.09.2021
  • Olá, Nataly
    Eu preciso da sua orientação. Mande -me seu e-mail, por favor.

    Lindinalva 19.02.2022
  • Nataly,
    Bom dia!!! Eu tinha um carro financiado e ja estava com busca e apreensão. Eu deixava o carro estacionado na rua. Um dia cheguei la o vidro do carro estava quebrado e o pior que deixei o documento do carro no quebra sol. Dias depois voltei para pegar o carro e ele não estava mais lá . Isso ocorreu em 2018. Ja procurei em todos os lugares no DSV, no Detran e ja fui ver se foi apreendido pela polícia militar e nada. O carro continua tendo dividas de IPVA. Meu nome esta protestado devido a essas dividas. O que devo fazer para parar de ser cobrado ? Att.Marcelo

    Marcelo Afonso 20.02.2022
  • Vendi meu carro p um primo do meu sogro,ele vendeu o carro não transferiu agora está gerando multa e tem IPVA e licenciamento atrasado.

    Carlos 27.02.2023

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.