A função de síndico requer muitas habilidades diferentes, e é bastante complexa. Por isso, é preciso ter os procedimentos e ferramentas adequados.
Para ajudar nesta tarefa, aqui vai um resumo de observações colhidas ao longo dos últimos anos, a partir dos acertos e dos erros relatados por síndicos, condôminos e profissionais da área.
Os 10 Mandamentos
- Limitar o desgaste
- Dividir funções e responsabilidades
- Conhecer a legislação
- Organização
- Perceber as demandas
- Autoridade sem autoritarismo
- Conhecer bem o condomínio
- Agir com criatividade
- Nunca descuidar da manutenção
- Boa estratégia de comunicação
1) LIMITAR O DESGASTE
É essencial limitar horários para sua atuação, orientando inclusive o zelador e os porteiros a não dirigir reclamações por interfone. Em assembleias, ou quando surgem problemas de convivência no dia-a-dia, não tomar parte em discussões nem alimentá-las.
Dicas:
- É preferível enviar por escrito advertências e avisos de multa por infração ao Regulamento.
- Não receber reclamações por telefone ou interfone. Deixe um livro de sugestões e críticas com o zelador, e oriente-o a aconselhar os condôminos a registrar suas queixas, e avisá-lo das ocorrências.
- Estipule e deixe claro horários e formas de atendimento aos condôminos
- Discussões agressivas em assembleias devem ser esvaziadas. O presidente da mesa deve encaminhar a questão em conflito rapidamente para votação, e os discordantes da decisão devem ter seu protesto registrado em ata.
Saiba mais: – Como atender condôminos sem se desgastar – Guia SíndicoNet sobre Problemas de Convivência– Acesso dos condôminos à documentação
2) DIVIDIR FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES
É sempre conveniente limitar o máximo possível o trabalho do síndico, contando com uma empresa administradora ou escritório de contabilidade.
Por outro lado, dividir responsabilidades e funções é dividir poder, ou seja, envolver os condôminos na gestão da coisa comum. Decisões importantes devem ser tomadas pela assembleia. O síndico é o Poder Executivo do condomínio, ou seja, ele executa o que todos determinaram. Assim, o síndico não será “crucificado” caso aconteça algum problema.
Dicas:
- Estimule a criação de comissões de condôminos para assuntos específicos, como obras, segurança, lazer etc. A comissão fará a triagem do que é preciso ser feito, levantamento de materiais, orçamentos, para que a assembleia faça a escolha com mais respaldo.
- Envolva o conselho e o subsíndico na administração, realizando reuniões a cada semana, 15 dias ou no máximo 1 mês.
Saiba mais: – Como delegar tarefas e dividir responsabilidades – Baixe aqui cartazes para conscientização da comunidade condominial – Guia SíndicoNet sobre Administradoras de condomínios – Condôminos participativos
3) CONHECER A LEGISLAÇÃO
Tudo o que o síndico faz tem de estar respaldado pelas leis e pela Convenção Condominial. Deveria ser o primeiro ato de uma gestão uma leitura atenta destes textos, que não são muitos. Eles já trazem pronta a solução para os principais conflitos que podem ocorrer. Basta aplicar corretamente.
Dicas:
- Tenha sempre uma cópia da Convenção e do Regulamento Interno do seu condomínio.
- A legislação que rege a vida condominial está praticamente toda em um capítulo do Código Civil, que você pode acessar facilmente aqui no portal SíndicoNet, bem como outros textos legais necessários.
Saiba mais: – Principais ferramentas legais do síndico – Código Civil: condomínios – Guia SíndicoNet – Divisão de despesas – Lei do Inquilinato: despesas do inquilino e do proprietário – Convenções Coletivas – Legislação Trabalhista – CLT
4) ORGANIZAÇÃO
O síndico não pode ser “inimigo dos papéis”. Os condomínios necessitam muita documentação que necessita, legalmente, ser arquivada: notas fiscais, documentação trabalhista, atas de assembleias.
Como também é preciso controlar muitos setores simultaneamente (segurança, inadimplência, funcionários etc.), é aconselhável ter planilhas onde se registre o andamento de cada questão pendente.
Além disso, para lidar com o dinheiro comum (e depois, como exige a lei, prestar contas anualmente), é preciso saber exatamente o que está sendo gasto em quê, e ter uma previsão orçamentária.
Dicas:
- Mantenha o hábito de arquivar um documento assim que recebê-lo
- Controle os setores do condomínio com planilhas em Excel, de fácil manejo e muito úteis, dividindo-as por tópicos (manutenção, funcionários, previsão orçamentária, inadimplência, demonstrativo financeiro etc.)
Saiba mais: – Guias SíndicoNet > Documentação – Planilhas SíndicoNet > Previsão Orçamentária – Planilhas SíndicoNet > Demonstrativo Financeiro
5) PERCEBER AS DEMANDAS
É importante ter uma percepção concreta do que os condôminos pensam sobre os serviços do condomínio, sobre o que eles desejam de melhorias, o que não está sendo feito e é necessário.
Dica:
- Realizar uma pesquisa de opinião com os condôminos. O SíndicoNet tem um modelo pronto para uso
- Veja aqui: Pesquisa de satisfação para condôminos avaliarem o síndico
6) AUTORIDADE SEM AUTORITARISMO
O síndico “linha dura” sempre acaba criando mais descontentamento do que ordem. É preciso fazer os condôminos cumprirem o que é determinado pelas leis e pela Convenção e o Regulamento Interno, é claro, além das decisões soberanas da assembleia. Mas o síndico não deve criar regras, apenas executá-las, deixando isso claro para a comunidade condominial
Dicas:
- Afixar cópia do Regimento Interno em área social
- Enviar comunicados das decisões da assembleia para todos os condôminos, em até 1 semana.
Saiba mais: – Baixe aqui cartazes para conscientização da comunidade condominial – Votações necessárias para aprovações na assembleia – Perfil: Saiba que tipo de síndico é você
7) CONHECER BEM O CONDOMÍNIO
Isso inclui os funcionários, a estrutura da edificação, e os condôminos. Dicas:
- Faça uma inspeção na edificação, acompanhado pelo zelador, pelo menos uma vez por mês. Assim você poderá visualizar a situação em cada andar, no topo do edifício, na sala de máquinas etc.
- Converse com os funcionários sempre que possível, para saber do andamento de seus trabalhos, problemas com condôminos e outros funcionários.
- Mantenha um cadastro de moradores.
Saiba mais: – Guia SíndicoNet: Inspeção Predial – Roteiro para inspeção predial do zelador – Modelo de Ficha cadastral de moradores
8) AGIR COM CRIATIVIDADE
Tente descobrir soluções a partir das condições do condomínio. Em condomínios com muitas crianças, é possível envolvê-las em uma campanha de reciclagem, por exemplo; em condomínios com muitos idosos, organizar ações para a terceira idade em áreas comuns pode ser muito estimulante para esses moradores.
Dicas:
- Compartilhe experiências com outros síndicos do Brasil inteiro. Acesse nosso Canal Tira-Dúvidas
- Saiba como atrair moradores para assembleias de condomínios
- Use alternativas jurídicas para lidar com inadimplência e atritos entre moradores
- Monte um informativo mensal no seu condomínio
- Teste sua vizinhança
9) NUNCA DESCUIDAR DA MANUTENÇÃO
O jardim é um caso claro: quando o condomínio não contrata por muito tempo uma empresa de paisagismo ou um jardineiro para a manutenção, acaba gastando muito mais, porque vai ter de reformar todo o jardim. O mesmo acontece com os equipamentos e a estrutura do condomínio, como: tubulações, elevadores, portões, lajes, pára-raios, infiltrações, trincas, sistema de segurança, etc.
Dica:
- Ter contratos de manutenção com empresas especializadas: interfones, bombas d’água, elevadores, portões eletrônicos.
- Evite desperdícios e gastos equivocados. Muitas obras e/ou manutenções são mal dimensionadas e acabam por apenas camuflar um problema, gerando um gastgo maior no futuro.
Saiba mais: – Guia SíndicoNet: Inspeção Predial – Roteiro para inspeção predial do zelador – Guia sobre contratação de serviços – Serviço: inspetor VIP – SíndicoNet – Serviço: Consultoria em elevadores – Canal Fornecedores do portal SíndicoNet
10) BOA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
Não basta ser eficiente e honesto, é preciso que os condôminos sejam lembrados disso. Os síndicos devem comunicar-se sempre com os condôminos, mostrando o que está sendo realizado e o que está sendo feito com o dinheiro do condomínio.
É importante se comunicar com muita clareza, desde o recadinho de duas frases afixado no elevador até, eventualmente, o jornal do condomínio.
Dica:
- Enviar balancete mensal. Consultar os condôminos para verificar se estão entendendo as informações.
- Discutir com o conselho e o subsíndico as mensagens a serem afixadas ou enviadas para os condôminos, com o intuito de ser o mais claro e objetivo possível, evitando qualquer mal-entendido.
- Crie informativos mensais no seu condomínio
Fonte: Sindicos.net
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