Ouvidoria: SEDES responde demanda de moradores de Águas Claras
No dia 9 de março o DFÁguasClaras abriu uma solicitação na Ouvidoria do Distrito Federal a respeito de uma demanda da moradora Isabela sobre a quantidade de lixo na Praça Rouxinol, segundo a moradora o lixo vem dos moradores de rua que recolhem materiais para reciclagem.
O protocolo (Re-059477/2021) foi aberto e enviado para a Administração Arniqueira – RA XXXIII, e respondido no dia 18 de março.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) foi acionado para intensificar a atuação na região, pedindo-se intensificação das ações de orientação sobre autocuidado, bem como manutenção da higiene no local de permanência. Ainda foi esclarecidos que o SEAS já realiza abordagens nas proximidades do endereço da denúncia com frequência.
As equipes intervêm semanalmente em dias e horários diversificados, no intuito de aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica do território, bem como aproximar-se e atender as pessoas socialmente vulneráveis que o utilizam. Sobre a necessidade de limpeza no local, foi encaminhado ao SLU (Serviço de Limpeza Urbana) para as provicências cabíveis com relação aos materiais inservíveis, reforçando que o órgão tem ciência de que materiais de uso pessoal e/ou objeto de trabalho das pessoas em situação de rua não devem ser recolhidos.
Além disso, o SEAS e as equipes de abordagem social atuam com construção gradava de vínculos de confiança que favorecem o desenvolvimento do trabalho social com as pessoas atendidas. Esse serviço possuiu caráter conuado e planejado, pautado na busca pelo conhecimento da história e trajetória de vida, o contexto em que estão inseridas, demandas e desejos, para que seja possível a estruturação do plano de acompanhamento que visa a melhoria da vida delas e a construção do processo de saída das ruas. O acompanhamento proposto pressupõe o interesse cooperação do assistido bem como garantia de acesso amplo, simplificado e seguro dessas pessoas aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, educação, previdência, moradia, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda, além da assistência social.
O DFÁguasClaras busca atender as demandas da cidade, mas acima de tudo a integridade e o direito de políticas públicas do ser-humano.
Se você viu alguma irregularidade, problemas na calçada, lixo, ou alguma outra reclamação é só enviar sua demanda para o e-mail (dfaguasclaras@gmail.com) com o máximo de detalhes possível. Além disso, informe o local do fato, e também uma foto para comprovar. Você poderá acompanhar a solicitação do protocolo no site da Ouvidoria-DF.
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