Ratos em Águas Claras: um problema histórico da cidade
Águas Claras, desde o seu surgimento enfrenta problemas relacionados a ratos e ratazanas no meio das ruas da cidade, principalmente durante a noite, com uma menor movimentação nas ruas, eles saem dos esconderijos e circulam com tranquilidade. Nesta terça-feira(16/07), a equipe do DFÁguasClaras recebeu um vídeo que mostra uma grande movimentação de ratos na Rua 28 Norte, próximo à panificadora Bonnapan.
Confira a seguir:
Tendo em vista a quantidade de animais, moradores se assustaram e alguns passam a pensar que o problema tenha relação com algum lote ou estabelecimento específico. Nossa equipe entrou em contato o dono da panificadora Bonnapan, que fica na Rua 28 Norte, para saber o posicionamento da empresa em relação à situação.
“A Bonnapan possui 4 contêineres de lixo, todos com tampa e utilizados apenas pela empresa. Além disso, a dedetização está em dia. O Serviço de Limpeza urbano passa por aqui 3 vezes por semana, o que não atende nossa demanda, mas por conta disso, também contamos com o apoio de uma empresa privada para a retirada do lixo” comentou Marcos Vinicius.
Obra próxima também gera questionamentos
Uma obra próxima ao local onde os ratos foram vistos também levanta dúvidas por parte dos moradores a respeito da influência dela na presença dos roedores. Em nota, a Villas Boas Incorporadora, empresa responsável pela obra, informou que realizou um serviço de dedetização no local no dia 3 de julho, e este possui validade de um mês.
Este mesmo terreno das obras, antes estava sem uso, e antes das construções começarem, a presença de ratos no local já era evidente. A empresa cumpre esse processo de cuidados para evitar o alastramento dos ratos.
Espécies de ratos devem ser avaliadas antes do serviço de dedetização
Rodolfo Rodrigues, especialista em dedetização, aponta a necessidade de um levantamento de dados para entender qual é a espécie do animal presente no local, se há mais machos ou fêmeas, dessa forma, as pragas podem ser controladas de uma forma mais ágil.
“Não é só chegar e fazer um tipo de dedetização geral, ele deve ser específico conforme a praga que está no local. Existem 3 tipos de ratos diferentes em Águas Claras, por conta disso, é necessário saber qual das espécies está no local para fazer o procedimento adequado” aponta Rodolfo Rodrigues
Serviço de coleta de lixo no local
Os ratos costumam estar presentes onde há grande quantidade de lixo, dessa forma, é necessária a presença do Serviço de Limpeza Urbano para evitar maiores problemas. O SLU passa na Rua 28 Norte nas segundas, quartas e sextas, entre as 7h e 15h20. Já a coleta seletiva, ocorre nas terças, quintas e sábados, entre 7h e 15h20.
Já em relação a comércios, que costumam produzir mais lixo, o SLU possui uma orientação:
“Caso o estabelecimento produza mais de 120 litros de rejeitos por dia, são categorizados como grandes geradores. Segundo a Lei N° 5.610/2016, eles devem ter contêiner próprio e contratar empresa privada habilitada para realizar a coleta adequada do lixo. No entanto, as empresas podem dispor seus resíduos recicláveis para a coleta seletiva.”
É fundamental que os comerciantes tenham contêineres separados para recicláveis e orgânicos para não misturarem os resíduos. Essa mistura pode atrair roedores e outros animais de pequeno porte.
O que dizem os moradores?
Sheila Serra, síndica do Via Paradiso, que também fica na Rua 28 Norte, comenta que o condomínio faz a desratização de maneira efetiva com uma empresa contratada. Além disso, ela aponta alguns dos pontos que mais são comentados entre os moradores sobre esta situação dos ratos.
“Estamos rodeados de estabelecimentos que manipulam e vendem alimentos e também por obras em andamento. Outro agravante que corrobora para a infestação são os catadores de lixo, que em certos casos, reviram o lixo e não armazenam ele de forma adequada, assim, alguns restos de objetos e alimentos caem no meio da rua, aumentando a movimentação dos roedores”
Por fim, Sheila também pontuou que seria interessante que a Administração, juntamente com os síndicos e proprietários de estabelecimentos, deveriam criar uma cartilha com o procedimento adequado para descarte do lixo e todos deveriam ter um plano de desratização conjunta. Pois de nada adianta apenas uma parte dos condomínios se preocuparem com isso, enquanto outros não se importam.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
Nenhum comentário ainda.