Saúde decide reduzir intervalo para segunda dose da AstraZeneca e Pfizer
Por Pablo Giovanni | Foto: Internet/Divulgação
12/07/2021 23:25, atualizado às 23:25 de 12/07/2021
Para evitar a disseminação da variante delta, o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Secretaria de Saúde decidiu reduzir para 60 dias o intervalo de aplicação de doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca e Pfizer. Antes, a pasta seguia determinação do Ministério da Saúde, que adotava a aplicação da segunda dose dos imunizantes em 90 dias.
“No próximo mês vamos receber uma grande quantidade de doses, o que vai permitir a antecipação da segunda dose, seguindo uma data definida, e a ampliação de novos grupos”, explica Divino Valero. “A princípio, a ideia era reduzir o intervalo das doses dos professores que receberam a AstraZeneca no início de maio”, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde.
A pasta decidiu que, para ampliar a vacinação e com a esperança de recebimento de mais doses, iniciará primeiro por quem recebeu a AstraZenenca.
Veja o que está definido:
- Quem completou os 90 dias entre as duas doses neste mês de julho receberá a segunda dose normalmente nos pontos de vacinação do Distrito Federal.
- A antecipação da 2ª dose deverá obedecer o intervalo mínimo de 60 dias entre a D1 e D2.
- Devido ao estoque disponível no Distrito Federal, a antecipação da 2ª dose iniciará por quem recebeu a vacina da AstraZeneca.
- Até o momento, não há definido um calendário de vacinação com a redução do intervalo das duas doses.
- É possível que os professores que receberam a primeira dose da AstraZeneca, no início de maio, recebam a segunda dose antes dos 90 dias estabelecidos inicialmente.
- A antecipação seguirá um critério que será definido em reunião nesta segunda-feira (12/7).
- Quem recebeu a 1ª dose da Pfizer, neste primeiro momento, não terá o intervalo da aplicação da D1 e D2 reduzida.
- De acordo com a Secretaria de Saúde, a antecipação da D2 não vai interferir na ampliação de novos grupos para a imunização. A pasta espera um grande quantitativo de doses para agosto, o que contemplará as duas fases.
Créditos: CorreioBraziliense
Outros estados da federação seguiram a mesma logística do Distrito Federal, como Pernambuco, Acre, Santa Catarina, Tocatins, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Piauí. No entanto, outros estados decidiram seguir com a determinação do Ministério da Saúde, que também manteve orientação de aplicar a segunda dose após 12 semanas.
São Paulo, por exemplo, informou que não vai antecipar a segunda dose das vacinas. Segundo o governo do estado, pesquisas indicam que a vacina da AstraZeneca tem eficácia maior quanto mais longo o prazo entre as duas doses.
“A estratégia que foi desenhada foi a de não antecipar a vacina da AstraZeneca, porque os estudos demonstram que quanto mais tempo você tem, melhor a imunidade. Nesse momento, a nossa estratégia é vacinar com a primeira dose o maior quantitativo de pessoas”, disse Regiane de Paula, coordenadora do Plano estadual de Imunização, no domingo (11).
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772
Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
Nenhum comentário ainda.