A importância de manter a limpeza de piscinas em dia
A importância de manter a limpeza de piscinas em dia

A importância de manter a limpeza de piscinas em dia. A manutenção da água das piscinas de condomínios, e também de residências, deve possuir devida atenção por parte dos responsáveis. Em Águas Claras, boa parte dos prédios conta com piscinas para os moradores, devido à grande quantidade de pessoas que usam o mesmo espaço, o cuidado deve ser ainda maior.

Com isso, a equipe do DFÁguasClaras separou alguns pontos para se levar em consideração a respeito da importância da limpeza de piscinas.

Primeiramente, é preciso lembrar que a água é um poderoso meio de transmissão de doenças. Seja através do contato com a pele, da ingestão ou ainda através de insetos que se desenvolvem na água, como é o caso do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegipty. Desse modo, a manutenção correta da piscina é o único meio de garantir a segurança e saúde dos usuários.

Assim, quais são as principais doenças ligadas a falta de limpeza das piscinas?

Muitas pessoas consideram uma piscina com água cristalina como sinônimo de piscina tratada. Porém, estão enganadas. Existem ‘vilões’ invisíveis aos olhos humanos que podem comprometer a saúde.

Veja abaixo algumas das doenças que podem ser transmitidas através da sua piscina:

  • Doenças transmitidas pelo contato com a água – esquistossomose, sarna, otite, infecções da pele, micoses, verminoses, etc.
  • Doenças transmitidas pela ingestão da água – leptospirose, disenteria, hepatite, giardíase, cólera, febre tifóide, etc.
  • Doenças transmitidas por insetos que se desenvolvem na água – dengue, febre-amarela, malária, entre outros.

Portando, tratar a água das piscinas é questão de saúde pública e exige um cuidado especial, muito além da simples retirada de folhas e resíduos sólidos. Exige desde o controle do equilíbrio químico da mesma (alcalinidade e pH), até a limpeza física e a dosagem correta de produtos.

Ainda que seja uma tarefa trabalhosa, a manutenção da piscina é fundamental para garantir uma água limpa e um ambiente higienizado. Porém, muita gente acaba deixando tudo isso de lado e se preocupando somente em cima da hora. Cuidado! Essa desatenção pode gerar muitos transtornos, inclusive para a conservação da estrutura da piscina.

Diante disso, como realizar a manutenção de uma piscina?

Se você mora em um condomínio, o ideal é contratar uma equipe profissional para o serviço, nas casas também. Mas, caso queira tentar realizar uma limpeza por conta própria, confira algumas recomendações:

Antes de tudo, é importante saber que a limpeza de uma piscina envolve tratamento físico e químico

  • Tratamento físico: Varrer e aspirar a área externa da piscina, para evitar que o vento leve sujeira para a água. Já na borda da piscina, vale a atenção para o surgimento de lodos nas paredes. Uma bucha macia e um limpa-bordas pode resolver o problema
  • Tratamento químico: A primeira coisa a se fazer durante o tratamento químico, é se proteger com luvas, óculos e máscaras. Assim, o corpo não terá contato direto com os produtos utilizados.
São três itens importantes que, juntos, fazem com que a água tenha uma boa qualidade.

1 – Controle de pH: O pH da água deve ser aferido pelo menos semanalmente, e seu nível deve sempre estar em aproximadamente 7.2. Ele é responsável por assegurar a durabilidade da limpeza da água e dos equipamentos da piscina. Diante disso, caso esteja desnivelado, os banhistas podem sofrer com irritações nos olhos e na pele.

2 – Controle de alcalinidade: A atenção para a alcalinidade é fundamental, pois é ela quem dá um parâmetro preciso sobre todos os outros itens e alerta para possíveis providências urgentes. Ela deve ser feita, se possível, semanalmente, e no mínimo mensalmente. É este fator que determina a estabilidade do pH.

3 – Controle de cloro: O cloro em excesso faz muito mal para a saúde humana. Portanto, seu controle é parte fundamental da manutenção da piscina. Ele deve ser regulado perfeitamente, pois seu excesso é responsável pela formação de algas e bactérias que deixam a água verde. Porém, a falta de cloro faz com que a água não fique tratada corretamente. Sendo assim, vale atenção para aplicar sempre a medida correta.

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.