Águas Claras: drive-thru de vacinação para pessoas com 30 anos ou mais vai funcionar como 1ª dose nesta terça (3)
Por Pablo Giovanni | Foto: Internet/Divulgação
02/08/2021 21:49, atualizado às 21:50 de 02/08/2021
O Distrito Federal avança, nesta terça-feira (3), a vacinação contra a Covid-19, agora, contemplando o grupo de pessoas com 30 anos ou mais. O mutirão organizado pela secretaria de Saúde será em 79 pontos de vacinação espalhados pela capital – faculdade Unieuro apenas 1° dose -, sem a necessidade de agendamento. Além da vacinação de pessoas com 30 anos ou mais, a pasta também decidiu incluir outro grupo: adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades – síndrome de Down e diagnosticados com algum espectro de autismo. Estes, no entanto, haverá necessidade de agendamento, no site da Secretaria de Saúde, às 15h – 3 mil vagas para este grupo.
O avanço na vacinação é graças a chegada de novas no fim de semana, com destinação de 170 mil doses para imunização por faixa etária – expectativa do GDF é que as doses de esgotam com a alta adesão da população na sexta-feira (6). No fim de semana, o governador Ibaneis Rocha anunciou também outra novidade: a chegada de 290 mil novas doses, de forma escalonada, repassadas pelo Ministério da Saúde após ação da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) no Superior Tribunal de Justiça (STJ), cobrando a União pelo déficit de vacinas repassadas ao DF.
“Isso vai colocar a vacinação do Distrito Federal em dia com o resto do Brasil. E poderemos abaixar para 25 anos ou até menos nos próximos dias. Aguardamos um lote na quinta-feira e outro na outra semana. Preparem o braço!”, escreveu.
Em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti na tarde desta segunda-feira (2), o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou a declaração do governador e afirmou que o DF é capaz de vacinar mais do que qualquer outro estado. “O Distrito Federal tem capacidade de vacinar mais do que qualquer unidade da federação. O que estava faltando era vacina”, disse.
Síndrome de Down e autistas
A princípio, as 3 mil doses para adolescentes com comorbidades serão destinadas para jovens com Síndrome de Down e diagnosticados com algum espectro de autismo. Essas pessoas devem se cadastrar no site da Secretaria de Saúde antes do agendamento. A vacinação vai ocorrer na quinta (5) e sexta-feira (6).
Os pacientes com Síndrome de Down não precisam de laudo médico, o que também não é necessário para autistas que tiverem tido algum atendimento na rede pública de saúde nos últimos 12 meses. Os demais precisarão de um relatório médico, cujo modelo pode ser acessado e baixado aqui. Quem tiver qualquer dificuldade de acesso à internet para fazer o agendamento deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Pessoas com 30 anos ou mais poderão se vacinar nos seguintes locais:
Pontos para segunda dose:
Pontos para gestantes e puérperas e segunda dose da Pfizer-BioNTech:
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772
Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
Nenhum comentário ainda.