Você conhece o pai jabuti?
Pai jabuti

Domingo acontece o dia dos pais. Escolas preparam apresentações dos filhos, comércio faz promoções de presentes, restaurantes com fila de espera pra celebrar esse momento em família. Tudo isso é muito bonito. Eu realmente acho que devemos festejar vários destes momentos em família. Mas penso que a paternidade como está hoje ainda precisa de algumas aulas antes dos festejos.

Mudanças no “ser” pai

Por muito tempo, ser pai era apenas ser a pessoa que fez sua “doação” de material biológico pra fazer o filho ou a filha. Não lhe cabia acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças. Eu chamaria de pai jabuti: se esconde numa carapuça dura quando as crianças precisam de atenção, carinho e orientação. Só que essas crianças cresceram, viraram adultas e muitas viraram pais e mães. E aí, quem as ensinou a serem pais?

Resgate da paternidade

As rotas e caminhos para serem pais foram nebulosas. Muitos executaram os mesmos planos de seus pais jabutis, frios e distantes, mas muitos também buscaram reproduzir algo diferente, algo que poderia ter sido melhor pra eles mesmos quando eram filhos. É aqui que começa o resgate de uma paternidade mais presente e humana.
Ser pai hoje em dia requer abandonar o jabuti a adotar um pouco de outros animais, como os cangurus (pra carregar na bolsa), os pássaros (que montam os ninhos de aconchego e proteção), os leões (para ensinar a cuidar do coletivo), os morcegos (que ficam na madrugada acordados para cuidarem de seus filhos quando estão doentes), dentre várias outras virtudes dos animais. Mas saibam que nenhum destes terceirizam seus papéis. Fica a reflexão.

Resumindo…

Ser pai é ser plural pois os desafios da vida de seus filhos que estão por vir serão assim. Mas, principalmente, ser plural em seus afetos para com seus filhos e mãe de seus filhos (estando casado ou não com ela). Por exemplo: sejam duros quando precisam ensinar, mas também sejam acolhedores para que aprendam que o erro faz parte.
Resumindo mais ainda, ser pai é ser alguém, ser exemplo para outro alguém. É um emprego não remunerado no qual você não aposenta porque é pra sempre. Mas cabe a você refletir se quer que seja somente um emprego ou uma vocação da vida. Afinal, você tem enorme impacto na formação do(s) seu(s) filho(s). Ouso dizer que o pai jabuti nem aceitou esse emprego porque preferiu ficar dentro do casco.

Convite aos pais

Infelizmente, o Brasil tem MUITAS crianças sem um registro de pai nas suas certidões ou, mesmo estando no registro, são pais que não existiram pra elas, ou seja, abandonaram presencialmente e/ou afetivamente. Esse aí, nem consideramos pai, mas pode ter sérios problemas com a lei, além de provocar danos psicológicos pros filhos e restante da família.
Encerro nossa conversa de hoje convidando os pais para buscarem sempre a reflexão de como serem melhores pras suas “crias” sendo presentes, afetivos, compreensivas e professores de seus filhos. É desafiador mas é possível.

Texto escrito pelo Psicólogo Vitor Barros Rego

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.