fbpx

Brasília: Seus contrastes no clima e a nossa saúde.

Home/Colunistas, Notícias da Cidade/Brasília: Seus contrastes no clima e a nossa saúde.

Umidade do ar baixa, fumaça, Covid, saúde mental… Que mês de setembro heim!

 

Eu amo Brasília. Moro aqui desde 1 ano de idade. Mas claro, não vou revelar a vocês quanto tempo faz isso…

Então, só quem mora aqui sabe como o nosso clima é meio bipolar, principalmente quando entramos nos meses de agosto e setembro, onde a seca começa a castigar. Ao longo dessa semana, a umidade relativa do ar tem variado entre 20% e 12%, o que nos coloca em estado de alerta (alerta laranja).

O ano de 2020 tem sido um dos anos mais secos da nossa história e isso, claro, gera problemas de saúde que se confundem com o  novo Coronavírus.

O mês de setembro em especial, além da seca e da Covid, nos traz o alerta sobre a importância da saúde mental. Mas, o que tudo isso tem a ver?

O tempo seco traz: Mal estar, dores de cabeça, de garganta, tosse, indisposição e até conjuntivites. Sintomas que se assemelham com a Covid. Com isso, vem a preocupação dos intermináveis dias para muitos em isolamento, ou a preocupação de outros em sair para trabalhar.

A verdade, é que tem sido dias difíceis e os cuidados nessa época devem ser redobrados. Cuidar do corpo e da mente agora, tem sido fundamental.

 

Por isso, seguem algumas dicas simples mas que podem te ajudar a enfrentar esse mês maluco:

 

  • Beba bastante água, hidrate seu corpo, suas células! Beber água também ajuda a melhorar a indisposição que esse clima causa;
  • Evite alimentos pesados. Dê preferência ás frutas, sucos naturais e legumes;
  • Não esqueça o hidratante corporal e labial. Além de tudo, hidratar a pele causa uma sensação de frescor e bem estar;
  • Use roupas leves, claras, que não apertem muito. O calor pode dar uma sensação de inchaço no corpo e roupas apertadas tendem a piorar essa sensação;
  • Evite praticar atividades físicas entre as 10h e as 17h ou enquanto o sol estiver forte. A atividade física faz bem pro corpo e pra mente, mas se realizada nas horas adequadas;
  • Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos;
  • Mantenha a casa limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;
  • E os pets?? Não os leve para passear enquanto o sol estiver forte, entre as 10h e as 17h. Eles tem a patinha muito sensível e podem sofrer com esse calor;
  • Nossos idosos e crianças também merecem atenção especial, pois eles sofrem o processo de desidratação mais rápido.

São tantos cuidados que daria uma coluna enorme. Portanto, o que posso falar, é que a nossa saúde física e metal estão super interligadas e precisamos enfrentar esse momento com coragem, disciplina e vigilância.

Não se esqueçam que a pandemia não passou, os cuidados contra o Coronavírus devem continuar!

 

Dúvidas ou sugestões? Deixa lá nos comentários ou me acompanhe pelo Instagran: @prof.nadia_cst

 

Eu sou Prof. Enf. Nádia Teixeira, Consultora em Saúde e temos um encontro marcado ás quintas-feiras aqui, na Coluna Café com Saúde.

 

COMECE O SEU DIA COM MAIS SAÚDE E INFORMAÇÃO!

 

 

2 Comments

  • Ótima matéria, não pare de escrever, dia 24 não teve?

    Kalzone 27.09.2020
    • Muito obrigada!! Devido a alguns probleminhas não publiquei por alguns dias, mas retornei ás quintas-feiras! Acompanhe!!

      Nadia Teixeira 06.10.2020

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.