fbpx

Terracap inicia a construção do Parque Sul, em Águas Claras

Home/Notícias da Cidade/Terracap inicia a construção do Parque Sul, em Águas Claras

Terracap inicia a construção do Parque Sul, em Águas Claras

 

Por Pablo Giovanni  | 📷 Foto: DFÁguasClaras/Divulgação

28/09/2021 11:30, atualizado às 11:45 de 28/09/2021 

 

No auge da pandemia, foram várias semanas de confinamento (que, em diversas partes do Brasil, ainda são necessárias) que fizeram com que vários moradores de cidades espalhadas pelo mundo se lembrassem da importância de ter espaços públicos de qualidade. 

As áreas verdes e parques urbanos, quase que simultaneamente, surgem como uma possibilidade de atividades físicas e consequentemente: o aumento na qualidade de vida. Dentro de Águas Claras, desperta como opção o parque ecológico, localizado no centro da cidade, se tornando um dos principais pontos turísticos. Nos próximos meses, no entanto, o parque vai ganhar mais um concorrente: o Parque Sul.

Localizado entre as ruas Arariba, Babaçu, 25 Sul e Av. Jacarandá, a Terracap iniciou as obras do Parque Sul. O projeto, inicialmente, contempla as obras de pavimentação do parque, como calçadas, estacionamentos e ciclovias. As obras iniciaram na última semana.

Apesar de não se tornar um parque ecológico, o Parque Sul – área urbana – é um dos sonhos dos moradores. Na proposta inicial, vencida através de concurso por um escritório de arquitetura, o parque haveria áreas de lazer, como quadras esportivas, sanitários, lanchonetes, pistas de caminhada com ciclovias, pistas de patinação para lazer e velocidade, além de um espaço reservado para cultura. O local já existe poucas vagas de estacionamento, usado pelo comércio local aos arredores.

Apesar de todo mecanismo, as obras iniciais contemplam apenas pavimentação. Outras etapas como urbanização, arquitetura, paisagismo e complementares estarão em outros estágios da obra. 

 

Contatos

Questionados sobre as outras etapas da obra, além de estudos iniciais de definição do parque e trânsito, como estacionamentos e tráfego de trânsito em conjunto com órgãos responsáveis, a Terracap afirmou que no projeto do parque contempla vagas de estacionamento. O projeto, segundo a estatal, foi aprovado e segue diretrizes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). 

A equipe do DFÁguasClaras entrou em contato também com a companhia estatal sobre a remoção de 51 árvores do Parque Sul. Em resposta, a Terracap afirmou que foram mantidas 46 árvores e serão plantadas mais 237. A Terracap afirma que o projeto é realizado com “arborização planejada, que considerou as diversas estações, época de floração e porte das espécies de modo a se ter um parque agradável durante todo o ano”.

Espécies que estarão sendo plantadas no Parque Sul. Divulgação: Terracap

 

O DFÁguasClaras também questionou o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) sobre a gestão do parque, já que com a publicação do Decreto nº 42.512, assinado pelo governador Ibaneis Rocha em 17 de setembro, cabe agora às administrações regionais o controle dos parques urbanos no Distrito Federal. A publicação listou o Parque Central, mas o Parque Sul ficou de fora. O DFÁguasClaras não obteve retorno do Instituto Brasília Ambiental. A Seduh afirmou que está apurando o caso.

Apesar do trâmite, a Terracap em nota afirmou que é de responsabilidade da Administração Regional de Águas Claras o controle do parque.

 

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

4 Comments

  • Esperamos que concluam essa obra, porque de promessa já estamos cheios.

    Mel 29.09.2021
  • A “remoção de 51 árvores” em um local que vai se tornar um parque não faz o menor sentido. Mesmo que prometam plantar mais de duzentas novas árvores não deveria haver remoção das antigas.

    Lucianne Reis 29.09.2021
  • Nada justifica a retirada das árvores.

    Rose 01.10.2021
  • Aleluia !!! Enfim vai sair o tão sonhado parque para nós moradores de Águas Claras… depois de longos 18 anos de espera, esperamos celeridade nas obras. A região merece um lugar que as pessoas possam aproveitar melhor todo espaço.. atualmente moradores de rua e usuários de drogas estão por todos os lugares. Sou a favor de tirar algumas árvores 🌳 lá sim algumas parecem secas e mortas..

    Gustavo 02.10.2021

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.