Judiciário de Águas Claras condena Caesb por cobrança indevida de imóvel inexistente

 

Por Pablo Giovanni  | 📷 Foto: Google Maps/Divulgação

27/07/2021 16:03, atualizado às 16:03 de 27/07/2021

 

Em decisão da 2ª Vara Cível de Águas Claras, a Companhia de Saneamento do Distrito Federal (CAESB) foi condenada a indenizar um consumidor por cobranças referentes à unidade consumidora inexistente.

Na decisão do juiz da vara cível, o requerido afirma que a Caesb iniciou cobrança para a implantação da tubulação necessária à prestação de serviço de esgoto no fim de 2018. Apesar de ser dono do lote 19 – chácara da Vicente Pires -, a partir de abril de 2019, o proprietário do lote 19 começou a receber ligações de cobrança pela ligação de esgoto do lote 19-B. No entanto, há um porém: o lote 19-B não existe. Apesar das vistorias, o proprietário afirma que as cobranças continuaram a ser efetuadas, apesar da existência dos lotes 19 e 19-A, e não do 19-B.

Em defesa, a Caesb afirma que foi o autor quem solicitou os serviços para o lote 19-B e que as cobranças são regulares. No entanto, ao analisar o caso, o magistrado observou que as provas mostram que se trata de cobrança indevida, o que gera dever de indenizar. O juiz lembrou que, além de efetuar as cobranças referente ao lote, a Caesb ainda levou a protesto o nome do autor.

“Não há dúvidas, portanto, que houve desencontros no próprio sistema da CAESB que, ao invés de gerar apenas uma nova inscrição referente a construção do prédio do autor, gerou dois novos lotes (19A e 19B), sendo que o primeiro está sendo regularmente adimplido pelo autor – que é efetivamente o prédio construído. O 19B, portanto, trata-se de lote inexistente, e, portanto, qualquer cobrança a ele referente é indevida”, afirmou o magistrado.

Para o magistrado, é cabível a indenização por danos morais, uma vez que “agrediu-se atributos de personalidade do autor, abalou sua credibilidade perante terceiros”. Com isso, a Caesb foi condenada a pagar R$ 5 mil por danos morais.

A Caesb pode recorrer contra a decisão.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.