Família de menino picada por escorpião em Arniqueira pede doação de sangue

 

Após ser picado por um escorpião na madrugada do ano novo, a família do pequeno Thomas Caitano, de 2 anos, se mobiliza nas redes sociais para pedir doação de sangue do tipo A+. O estado de Thomas é considerado grave pelos médicos. O local para doação é o Hemocentro São Lucas, no Lago Sul.

Além da própria família, amigos e conhecidos estão se empenhando para ajudar o pequeno. Thomas tem precisado de transfusão de sangue e tende a precisar de mais. Os estoques no Hemocentro, principalmente no final de ano, reduzem drasticamente por conta das festividades. A família fez um pedido de doação em nome de Thomas e também possam ajudar mais pessoas.

“Quem puder, doe sangue direcionado a ele (Thomas). Mas cada doação pode ajudar 4 pessoas, então essa corrente de amor em torno dele pode ir ainda mais longe e salvar outras vidas”, diz o comunicado da família. “A recuperação pode ser lenta e gradual, por dias, semanas, meses. Não vai ser de uma hora pra outra, então temos que ter paciência e continuar rezando muito”, pediu a família.

O estado de saúde do menino é considerado grave. A Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) melhorou a função cardíaca de Thomas, e a hemodiálise está fazendo efeito para filtrar o sangue e tirar a sobrecarga dos rins. A família contou que os pulmões do pequeno estão limpos, mas a função do fígado piorou (saiba como doar no final da matéria). O garoto está internado no Hospital Brasília de Águas Claras.

 

Saiba como ajudar

A partir de uma doação, o brasiliense pode ajudar, pelo menos, quatro pacientes. Mas atenção: é necessário que o cidadão se atente aos critérios antes de comparecer ao local. A família de Thomas direcionou a doação de sangue para o Hemocentro São Lucas, no Lago Sul — na QI 15, no Centro Médico Brasília (em frente ao Hospital Brasília).

O doador precisa se sentir bem de saúde e não ter nenhum sintoma ou doença e precisa estar bem alimentado, evitando comidas gordurosas ou derivadas do leite. Além disso, é necessário levar um documento oficial com foto e pesar pelo menos 50 kg.

Para doar, não pode ter realizado endoscopia/colonoscopia nos últimos seis meses, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter colocado piercing, feito tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos seis meses. O doador não pode estar com covid-19 e, se estiver com dengue, esperar o prazo de 30 dias.

Podem doar sangue jovens a partir de 16 anos — com autorização ou na presença do responsável legal — até os 69 anos. O intervalo de doação para pessoas do sexo masculino é de dois meses e, para mulheres, a cada três meses. Os números para maiores contatos: (61) 99558-5673 ou (61) 3248-7272.

*Com informações do Correio Braziliense

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.