Plano de Ação do GDF para Moradores de Rua
Plano de Ação do GDF para Moradores de Rua

O Governo do Distrito Federal (GDF) revelou em coletiva de imprensa, na última quinta-feira, os detalhes do plano de ação destinado aos moradores em situação de rua. No evento, estiveram presentes o Secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, a Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, o Secretário do DF Legal, Cristiano Mangueira, e o Secretário de Comunicação, Wellington Moraes.

A iniciativa, começou na última sexta-feira(15), no Centro Pop da Asa Sul, na SGAS 903, e busca atender uma grande quantidade de moradores nessa condição. O plano recebeu apoio do ministro do STF, Alexandre de Moraes, da Defensoria Pública do DF (DPDF), da Câmara dos Deputados, do Ministério Público e da sociedade civil.

Gustavo Rocha, representando a Casa Civil, destacou o aumento global da população de rua durante a pandemia e ressaltou a importância da cooperação entre os órgãos envolvidos.

“Estamos fazendo reuniões constantes com diversos órgãos para que a gente busque uma linha de atuação que seja harmônica entre todos”.

Gustavo Rocha durante a coletiva de imprensa

Ele ainda afirmou que o plano não teve divulgação de forma pública, pois o GDF aguarda sugestões do Ministério Público. Rocha frisou que não se trata de um plano de desocupação, mas sim de acolhimento para proporcionar condições dignas para essas pessoas.

Embora o GDF venha empreendendo diversas ações para a população em situação de rua, intensificadas desde a pandemia de covid-19, fez-se necessário a construção de um plano com ações respaldadas por lei. Afinal STF proibiu a remoção forçada de pessoas em situação de rua e determinou aos estados, ao Distrito Federal e a municípios a adoção de medidas para implementação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo governo federal.

Acolhimento da população de rua

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), a capital conta com 2.938 pessoas em situação de rua. Assim, é focado neste público que o governo vai adotar uma série de medidas a curto, médio e longo prazos, em diferentes eixos.

Ana Paula Marra, da Secretaria de Desenvolvimento Social, mencionou o estabelecimento de vínculos individuais para compreender a história de cada morador de rua. Ela anunciou a abertura de 2 mil vagas no Renova-DF para atender essa demanda específica. Além disso, revelou que será realizado um censo anual para melhor entender a situação desses indivíduos.

Ana Paula Marra

Cristiano Mangueira, do DF Legal, explicou que serão realizadas ações de zeladoria conforme protocolo estabelecido pelos órgãos competentes. Ele garantiu que essas ações serão comunicadas previamente à imprensa e aos moradores de rua, visando facilitar o processo de acolhimento.

Por fim, GDF se mostra preparado para acolher e oferecer assistência aos moradores em situação de rua, buscando soluções que respeitem a dignidade e os direitos dessas pessoas. Mas não são só os moradores de rua que serão beneficiados.

Hospital veterinário

O governo também tem planos para acolher os animais de estimação das pessoas em situação de rua em um hospital veterinário. Segundo Gustavo Rocha, o espaço é essencial para acolher de forma integral as pessoas que estão nas ruas.

“Reconhecemos que essas pessoas, muitas vezes, têm nos animais as únicas companhias. Estamos planejando um hospital veterinário, e o governador Ibaneis Rocha autorizou a construção desse hospital para que nós possamos possa acolher os animais e tenhamos também o abrigo para acolher essas pessoas. É um desafio muito grande”

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.