Dois operários morrem dentro de uma cisterna, em Águas Claras

Quatro pessoas precisaram ser resgatadas de uma cisterna no Residencial Santorini, localizado na Q 208 de Águas Claras, às 16h37 (28/09/22) em Águas Claras.

A ocorrência foi atendida por 18 (dezoito) viaturas por via terrestre, uma aeronave e 64 (sessenta e quatro) militares. Isso chamou atenção da população que já buscava as informações no DFÁGUASCLARAS.

Um senhor de 49 anos, morador do edifício, que também participou da atividade e chegou a adentrar a cisterna, mas foi orientado por um dos quatro que já estava no interior do buraco a não descer, pois alguns deles já estavam desmaiados lá dentro, é que vendo a situação acionou o socorro dos Bombeiros.

Quando as equipes chegaram ao local encontraram o senhor E.R.B de 28 anos, que já estava na saída da cisterna, mas apresentava dificuldade respiratória, náuseas e tontura, foi atendido pelo CBMDF e transportado ao HRT, consciente, orientado e estável.

Neste momento, dentro da cisterna ainda havia outras três pessoas inconscientes. Diante do cenário grave e sabendo do risco de o ambiente estar saturado por algum tipo de gás, os militares se equiparam com material de proteção respiratória e um deles desceu, ventilou o local e começou a preparar a primeira vítima para ser retirada. Do lado de fora do buraco, outra parte da equipe preparava o um sistema de tripé, roldanas e cordas para facilitar o içamento dos envolvidos.

O primeiro a ser retirado foi o senhor G.J.S de 60 anos, que estava em PCR (parada cardiorrespiratória) foi atendido de imediato por uma equipe formada por Bombeiros e agentes do SAMU, que aplicaram todas as manobras e utilizaram todos os recursos de equipamentos e medicamentos possíveis para reverter o quadro da vítima. Porém, após cerca de 1 hora de atividades a vítima não respondeu aos estímulos mecânicos e medicamentosos e teve seu óbito declarado no local.

O segundo a ser retirado foi o senhor C.A.C de 24 anos, que estava em PCR (parada cardiorrespiratória), foi atendido de imediato por uma equipe formada por Bombeiros e agentes do SAMU, que aplicaram todas as manobras e utilizaram todos os recursos de equipamentos e medicamentos possíveis para reverter o quadro da vítima. Após cerca de 1 hora de atividades a vítima respondeu aos estímulos mecânicos e medicamentosos, teve seu quadro revertido e foi transportado pela aeronave do CBMDF ao HBB, entubado, medicado e monitorado. Porém, inconsciente e em estado crítico.

O terceiro a ser retirado foi o senhor W.S.S de 26 anos, que estava em PCR (parada cardiorrespiratória) foi atendido de imediato por uma equipe formada por Bombeiros e agentes do SAMU, que aplicaram todas as manobras e utilizaram todos os recursos de equipamentos e medicamentos possíveis para reverter o quadro da vítima. Porém, após cerca de 1 hora e 15 minutos de atividades a vítima não respondeu aos estímulos mecânicos e medicamentosos e teve seu óbito declarado no local.

Somente a perícia irá determinar a causa desta fatalidade. Porém, o que pudemos observar neste episódio é que além dos gases que podem se formar com o acúmulo de material orgânico em um ambiente confinado, como a cisterna, as pessoas trabalhavam dentro do buraco, usando uma bomba de esgotamento movida a combustão. Este equipamento, quando queima o combustível, emite gases altamente tóxicos como o Monóxido e Dióxido de Carbono.

A perícia e o Instituto de Criminalística da PCDF foram acionados para o local.

 

Em vídeo, é possível acompanhar o momento do resgate de uma das vítimas. De acordo com o tenente Abreu, do CBMDF, os trabalhadores faziam o serviço de compostos orgânicos de dentro da cisterna, mas não usavam equipamentos de proteção. “Eles utilizavam uma motobomba. A queima de combustíveis fósseis produz monóxido de carbono e é um gás asfixiante, então eles ficaram inconscientes”, destacou.

Sessenta e quatro militares atuaram no resgate.

 

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.